sábado, 13 de março de 2010

Nota sobre Aula Inaugural do Pré-vestibular Ser Cidadão

     
O Movimento de Integração Social Éfeta iniciou as atividades de 2010 do pré-vestibular Ser Cidadão no dia 13 de março com uma aula inaugural. Na ocasião o assunto discutido foi “Rede Colaborativa”. Uma tentativa de estimular alunos, professores e todos os colaboradores do projeto a pensarem e viverem a experiência que resiste e ao mesmo tempo age contra as políticas de interesse comercial.

     De Acordo com o coordenador Geral Ricardo Moura esta rede colaborativa anda na contramão do grande capital. “A rede colaborativa de pré-vestibulares comunitários (entre outras) é inovadora, solidária e potente do ponto de vista da micro-política. Ela é um canal de afetação, desejos e encontros que contribui para uma política da multidão” enfatiza.  

       O projeto Ser Cidadão comemorou onze anos de existência. Um marco na história de pré-vestibulares comunitários. São aproximadamente Sessenta alunos matriculados anualmente. Desse total vinte chegam até o final do ano e entre os vinte 5 são aprovados nos vestibulares de Universidades Públicas. “O projeto tem 25% de aprovação. Um índice de aproveitamento bastante razoável” comemora a coordenadora pedagógica Shirlei das Graças.

     Rodrigo, um dos aprovados na UERJ, revelou que o sonho dele era passar para uma Universidade Pública. “Estudei bastante para ser aprovado e o pessoal daqui (Pré-vestibular Ser Cidadão) me deu maior força. Estou muito feliz!”, comemora. Além dele, outros alunos aprovados em vestibulares anteriores estiveram presentes como o Maycon que cursa o 3º período de história na UFF e que estagia no projeto Adubando Raízes do Instituo Raízes em Movimento.

     Ser Cidadão agradece o apoio da Instituição Raízes em Movimento que além de parceira colocou a disposição do pré-vestibular o equipamento de audiovisual para que a aula inaugural fosse registrada. A parceria está estendida ao grupo Verdejar e ao Comitê de Desenvolvimento Local da Serra da Misericórdia, já que este ano teremos aulas com temas transversais de Cidadania, Meio Ambiente, Educação, Comunicação e Cultura.

     O Pré-vestibular comunitário Ser Cidadão funciona no 3º andar da Associação de Moradores de Nova Brasília de segunda a sexta de 19h às 22h e sábado de 09h às 14h.  
     Movimento de Integração Social Éfeta / Pré-vestibular comunitário Ser Cidadão

Um comentário: